Vandalizada estátua de Sá Carneiro em Viseu
A estátua de Francisco Sá Carneiro, localizada no Largo de Santa Cristina, em Viseu, foi vandalizada na madrugada desta quinta-feira, 25 de abril. Pela manhã, quem passava no local era surpreendido com o monumento dedicado ao fundador do PPD/PSD e antigo primeiro-ministro pintado de vermelho.
O ato constitui um crime contra o património. A Polícia de Segurança Pública (PSP) esteve durante a manhã no local para recolher indícios, seguindo-se agora o processo de investigação.
O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, já considerou o ato um “crime”. O autarca referia-se ao ato de vandalismo no início do seu discurso, proferido na sessão da Assembleia Municipal extraordinária comemorativa dos 50 anos da revolução de Abril, que este ano decorreu no Teatro Viriato.
“Não merecia que alguém pela calada da noite fizesse tal agressão”, comentou Fernando Ruas, lamentando ainda que um ato desta natureza “não devia acontecer em liberdade” de alguém que tenha escolhido a noite em que se comemoravam 50 anos de liberdade em Portugal, para vandalizar a estátua de “um dos maiores vultos da democracia portuguesa”.