Viseu

Museu do Quartzo a caminho da internacionalização

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, anunciou que é intenção da autarquia avançar para a internacionalização do Museu do Quartzo – Centro de Interpretação Prof. Galopim de Carvalho, 12 anos depois da sua abertura ao público.

A intenção foi avançada pelo autarca, na sequência de um encontro com o mentor do museu, o professor e geólogo Galopim de Carvalho, para “discutir futuros projetos relativos ao Museu do Quartzo”.

O núcleo museológico localizado no Monte de Santa Luzia, Freguesia do Campo, dispõe de um sistema moderno interativo que leva os visitantes ao mundo do quartzo, passando pela sua importância mineralógica, geológica e económica e demonstrando a aplicação do quartzo no dia-a-dia, mas necessita de avançar para a concretização das duas fases seguintes, nomeadamente a promoção e a internacionalização tal como estava definido no projeto traçado por Galopim de Carvalho.

“A primeira fase era dotá-lo com o acervo e agora tem uma segunda fase que se está a fazer, que é dá-lo a conhecer a nível nacional. Já há muita gente que conhece o Museu, mas achamos que ainda é necessário maior conhecimento. Tem sido muito visitado por escolas, mas ainda há gente inclusive da cidade que nunca foi ao Museu do Quartzo”, explicou Fernando Ruas.

Este conteúdo requer uma subscrição

Subscreva uma assinatura ou faça Login.

Emília Amaral | edição impressa JB 11/04/2024


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo