Diocese

O dia dedicado à mártir Santa Eufémia que mobiliza milhares de fiéis por toda a Diocese

SANTUÁRIO DE CEPÕES VOLTOU A RECEBER PEREGRINOS

A Santa Eufémia de Cepões, santuário da aldeia do concelho de Viseu, que todos os anos leva milhares de pessoas até à conhecida Lage Gorda, é a celebração mais conhecida na região. Mas a festa acontece por toda a Diocese de Viseu, no dia 16 de setembro, encontrando-se mesmo lugares inesperados de santuários dedicados à mártir milagrosa. 

Comecemos por Cepões. “Dia difícil, mas aguentamos firmes na festa de celebração”, reconheceu Miro Carvalho que contabilizou NESSE ANO mais de 1.500 pessoas na celebração da Eucaristia e na tradicional Procissão de Santa Eufémia de Cepões, mesmo num dia de muita chuva na região. 

Com as Imagens na Procissão protegidas contra a chuva e os fiéis de chapéu aberto, cumpriu-se a tradição, motivada pela devoção, num agradecimento por parte de muitos peregrinos pelas “curas para as suas enfermidades”.

“Muita fé é o que mais se vê”, confirmou Miro Carvalho: “Com o tempo como esteve vieram centenas de peregrinos a pé para estarem presentes”.

O Monte de Santa Eufémia é local de grande referência religiosa para a Freguesia de Cepões. A Capela está instalada no topo da Lage Gorda, um grande penedo classificado como Monumento Nacional, que faz de miradouro para observar a natureza.

De acordo com várias publicações, a etimologia do nome Eufémia quer dizer ‘boa mulher’. Santa Eufémia de Calcedônia, nasceu na Bitínia, em data ignorada, e foi martirizada em Calcedónia (Grécia) por volta dos anos 307 – 310 da era cristã, na época das perseguições movidas pelo imperador romano aos cristãos. Após as várias torturas a que foi sujeita para que renegasse a fé cristã, foi lançada aos leões, no circo, mas estes pouparam-na, só que os seus algozes mataram-na com um golpe de espada. 

Muitas igrejas foram construídas em sua honra. Ainda na Diocese, a Freguesia de Ranhados, às portas da cidade de Viseu, encerra as festas da aldeia com um grande momento religioso, a 16 de setembro, na Igreja Matriz, também um dos lugares de romaria a Santa Eufémia mais procurados de sempre na região.

Em Tondela, o 16 de setembro, Feriado Municipal, tem várias dimensões, mas uma delas é a adoração a Santa Eufémia. O concelho não reconhece a mártir como padroeira, mas a fé dos habitantes permite dizer que a Santa Eufémia pode ocupar tal lugar de padroeira.

Emília Amaral | edição impressa JB 21/09/2023


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo