Diocese

Solenidade do Corpo de Deus vivida esta quinta-feira com Procissão pelas ruas de Viseu

O Cabido da Sé de Viseu promove, na próxima quinta-feira, 19 de junho, a habitual Solenidade do Corpo de Deus, na cidade de Viseu. Para as 11h00 está marcada a Eucaristia na Catedral. Da parte da tarde, às 16h00, são rezadas as Vésperas, para uma hora mais tarde (17h00), começar a tradicional Procissão.

A Procissão da Solenidade do Corpo de Deus sai da Catedral, segue pela rua Nunes de Carvalho, Praça da República (Rossio), avenida 25 de Abril, rua Alexandre Herculano, Rua do Comércio, terminando novamente na Catedral.

“O Dia de Corpo de Deus é um dia solene para celebrarmos novamente o grande louvor da Eucaristia. Neste dia, o Corpo de Deus surge como louvor público e festivo em relação à própria Eucaristia, permitindo que os fiéis, especialmente os da cidade, possam participar”, considera o Cónego Manuel Matos, Deão do Cabido da Sé de Viseu, citado em comunicado da Diocese de Viseu.

Todos os anos, esta celebração, liturgicamente designada como Festa do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, atrai um grande número de fiéis, chamando assim o povo de Deus a ser comunhão na Eucaristia. Durante a mesma, o Bispo leva consigo a Hóstia consagrada (o Santíssimo Sacramento), na Sagrada Custódia, permitindo aos fiéis assistirem a um ato de fé público de adoração.

Esta exultação popular à Eucaristia é manifestada no 60.° dia após a Páscoa, uma quinta-feira, ligando-se assim à Última Ceia de Quinta-feira Santa. Em toda a Diocese de Viseu se celebra esta solenidade, com uma grande devoção, que envolve as comunidades locais, nomeadamente na confeção dos tapetes de flores nas ruas onde passa a procissão.

Em comunicado, o Bispo de Viseu convida toda a comunidade a participar nesta celebração, acreditando que é o caminho da construção de um mundo novo em unidade. “É num maior conhecimento de Jesus e da sua Palavra, com membros da Igreja, que os cristãos podem entender a grandeza, a riqueza, a altura, a largura e a profundidade do amor de Cristo por nós. Convido toda a Igreja Diocesana, todos os seus fiéis, as paróquias, as irmandades e as associações de apostolado, neste Ano Santo Jubilar de Esperança, a testemunhar as razões da nossa fé e a promover a adoração ao Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo”, pode ler-se na nota.


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo