Viseu

Detida por recusar fazer teste de alcoolemia quando conduzia trotinete elétrica

Uma mulher de 48 anos foi detida pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu, na madrugada desta segunda-feira, 17 de julho, depois de se ter recusado a efetuar o teste de alcoolemia, avançou o Comando Distrital de Viseu da PSP, em comunicado.

A detenção ocorreu no âmbito de uma fiscalização rodoviária, através dos Polícias da Esquadra de Viseu, às 03h55, na rua Mendonça. A mulher conduzia uma mobilete (trotinete elétrica). Segundo a PSP a mulher foi detida “por desobediência”, após “recusa a efetuar o teste de alcoolemia”.

Fonte da PSP de Viseu lembrou que a mobilete obedece às normais regras de trânsito de um outro veículo que esteja em circulação na via pública.

Já este ano, o comando nacional recordou, nas redes sociais oficiais, algumas regras que os utilizadores de trotinetes têm de ter em conta quando circularem com estes veículos, altura em que aproveitou também para apelar a todos os condutores que tenham respeito pelas restantes pessoas que circulam na via pública.

Não sendo necessária carta de condução para conduzir uma trotinete elétrica, quem as conduz tem de ter mais de 18 anos, e está obrigado a cumprir as regras de trânsito, o que implica saber o Código da Estrada.

Sempre que um cidadão se deslocar de trotinete, tem de se fazer acompanhar do cartão de cidadão e não podem dar boleia a outras pessoas. As trotinetes só podem transportar uma pessoa.

Segundo a PSP, as trotinetes devem circular nas ciclovias ou, quando estas não existirem, na faixa de rodagem.

Emília Amaral


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo