Sinais da Palavra

3.º Domingo do Tempo Comum – Ano B

Por: Pe. Nuno Azevedo

“A palavra do Senhor”. Assim começa a leitura da profecia de Jonas.

A palavra que é dirigida ao profeta, para que a anuncie: “levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e apregoa nela a mensagem que Eu te direi”. Uma palavra que é desafio, convite à conversão, à verdadeira mudança, mais do que ameaça.

Um convite a seguir, tal como também encontramos no salmo, quando diz: “guiai-me na vossa verdade e ensinai-me, porque Vós sois Deus, meu Salvador”.

Um convite à conversão para o hoje, para uma mudança que começa agora, como lembrava São Paulo aos Coríntios: “o que tenho a dizer-vos, irmãos, é que o tempo é breve”. E reforçando este desafio concreto, diz ainda: “de facto, o cenário deste mundo é passageiro”.

Jesus proclama “o Evangelho de Deus”, que é Ele mesmo, a Boa Nova que todos são convidados a acolher. Diz o Senhor: “cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho”.

Seguir Jesus é percorrer os seus caminhos, anunciar o mesmo anúncio alegre do Reino. Hoje, sem hesitações. Reconhecer que Ele é mais importante que as importâncias da nossa vida, como o fizeram os primeiros apóstolos, que “deixaram logo” tudo para O seguir. É partir, sem saber bem para onde. É aceitar um desafio diferente, ainda que não se perceba bem, ser “pescadores de homens”, sem olhar para trás, sem arrependimentos, de verdadeira mudança.

A palavra que se revela convite e desafio a ser discípulo.


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo