Sinais da Palavra

4.º Domingo do Advento – Ano A

Por: Pe. Nuno Azevedo

Um sinal nos é dado pelo próprio Deus, como anuncia o profeta Isaías ao rei Acaz: “a virgem conceberá e dará à luz um filho e o seu nome será Emanuel”.

Esse sinal cumpre-se em Maria, “noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo”, como lembra o evangelho de S. Mateus, recordando esse cumprimento nas palavras que o Anjo anuncia a José, para se “cumprir o que o Senhor anunciara por meio do Profeta”. E José aceita Maria como esposa e a missão “e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados”. E, como diz o evangelista: “o nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo”. E acontece a história da nossa salvação.

E Jesus, o menino que vai nascer, o Deus connosco prometido, como nos lembra São Paulo na sua carta aos romanos é “o Evangelho que Deus tinha de antemão prometido pelos profetas nas Sagradas Escrituras, acerca de seu Filho, nascido, segundo a carne, da descendência de David, mas, segundo o Espírito que santifica, constituído Filho de Deus em todo o seu poder pela sua ressurreição de entre os mortos: Ele é Jesus Cristo, Nosso Senhor”.


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo