Sinais da Palavra

4º Domingo do Advento – Ano B

Por: Pe. Nuno Azevedo

“Estabelecerei em teu lugar um descendente que há de nascer de ti e consolidarei a tua realeza. Serei para ele um pai e ele será para Mim um filho. A tua casa e o teu reino permanecerão diante de Mim eternamente e o teu trono será firme para sempre”, promete o Senhor ao rei David, pelo profeta Samuel, perante a preocupação deste em construir um templo ao Senhor.

Será da descendência de David que surgirá o Messias que vem salvar. Deus fará surgir, dessa casa, a salvação e a Paz.

No relato da Anunciação, escutada no evangelho de São Lucas, parte-se dessa mesma certeza, “a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David”. E, depois: “o Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim”.

Maria, a “cheia de graça”, responde a este desígnio salvador de Deus, em que “o Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus”, com total liberdade e entrega, afirmando: “eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”.

São Paulo recorda-nos, na sua carta aos Romanos, esta mesma salvação em Jesus Cristo: “Esta é a revelação do mistério que estava encoberto desde os tempos eternos mas agora foi manifestado e dado a conhecer a todos os povos pelas escrituras dos Profetas segundo a ordem do Deus eterno, para que eles sejam conduzidos à obediência da fé”.


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo