Sinais da Palavra

5.º Domingo da Quaresma – Ano B

Por: Pe. Nuno Azevedo

O profeta Jeremias recorda a aliança nova que o Senhor estabelecerá. E diz: “hei de imprimir a minha lei no íntimo da sua alma e gravá-la-ei no seu coração. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo”. Confirma, por fim: “todos eles Me conhecerão, desde o maior ao mais pequeno, diz o Senhor”.

Conhecer que não é apenas ver Jesus, como alguns gregos pediram a Filipe. É estar disposto a segui-l’O, até à Cruz, porque “chegou a hora”. É tão forte e significativa a imagem que Jesus dá no evangelho segundo São João: “se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto”. E complementa: “quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna”.

Porque chegou a hora. Porque Jesus nos ensina a dar a vida, morrendo para salvar. Porque, com Ele, seguindo-O até à cruz, se encontra essa mesma eternidade com Ele junto do Pai. E conclui Jesus: “quando eu for elevado da terra, atrairei todos a Mim”. Porque a Cruz tem de atrair, tem de ser caminho de vida e de vitória.

Isso mesmo recorda a epístola aos Hebreus, ao afirmar: “apesar de Filho, aprendeu a obediência no sofrimento e, tendo atingido a sua plenitude, tornou-se para tosos os que Lhe obedecem causa de salvação eterna”.


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo