Sinais da Palavra

Solenidade da Palavra da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria – Ano A

Por: Pe. Nuno Azevedo

Diz o Anjo a Maria: “Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo”.

Cheia de graça, escolhida por Deus para ser a Mãe do Salvador, como também lhe anuncia o Anjo: “Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus”.

A Virgem, na sua humildade e pureza, pergunta como será possível, ao que o Anjo responde, mostrando-nos a grandeza do mistério da Encarnação: “O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus”.

Ao que Maria, aceitando essa missão de Mãe, sem a mancha do pecado, responde: “Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”.

Maria vem cumprir a promessa feita desde o princípio, tornando-se a nova Eva, a Mãe da nova Humanidade: “Estabelecerei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela. Esta te esmagará a cabeça e tu a atingirás no calcanhar”.

Escolhida e preservada da mancha do pecado, desde a sua Imaculada Conceição, Maria dá novo sentido às palavras de São Paulo na sua carta aos Efésios: “N’Ele nos escolheu, antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, em caridade, na sua presença”.

Porque Maria, a Imaculada, a cheia de graça, é sinal, imagem e Mãe desta Igreja, dos que em Cristo são “um hino de louvor da sua glória, nós que desde o começo esperámos em Cristo”.


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo